Gerador de preços para construção civil.

Gerador de Preços.

Cabo Verde

© CYPE Ingenieros, S.A.

 

Programas para Engenharia e Construção

Preço em Cabo Verde

Preço em Portugal

Preço no Brasil

Preço em Angola

Preço em Moçambique

En español

En français

ASEMAS encarrega a ECC uma revisão independente do Gerador de Preços da Construção com o objectivo de reduzir a sinistralidade incrementando a qualidade dos projectos.


ASEMAS, MUTUA DE SEGUROS Y REASEGUROS A PRIMA FIJA é especializada na realização de Seguros de Responsabilidade Civil Profissional de Arquitectos. Realiza também outros seguros não específicos para arquitectos e, depois da aprovação da lei 38/1999, de 5 de Novembro, de Ordenação da Edificação (BOE 6/11/99), começou a distribuir uma nova Apólice de Seguro Decenal de Danos na Edificação adaptada à L.O.E., dirigida a arquitectos e sociedades de arquitectura. Em 31 de Dezembro de 2003 contava com 30.131 mutualistas que subscreveram 38.541 apólices de seguro.

Conscientes de que a melhor solução para um sinistro é a sua prevenção e de que os seus mutualistas realizam a maior parte dos seus projectos utilizando ferramentas informáticas, ASEMAS apoia decididamente a introdução tanto de programas como de bases de dados que não só facilitem o trabalho, mas também que tentem melhorar a qualidade dos projectos, reduzindo assim a sinistralidade.

Considerando que o Gerador de Preços da Construção da CYPE Ingenieros supõe um importante passo à frente em relação a outros bancos de preços ao nível de especificação dos artigos, eliminando indefinições que deixam ao arbítrio da empresa construtora a forma de realizar as unidades de obra e, nas palavras do seu Presidente, "para evitar que o Gerador de Preços se converta num Gerador de Patologias", ASEMAS assumiu, dentro de um acordo de colaboração técnica, o repto de realizar uma revisão independente da maioria dos artigos incluídos no Gerador de Preços, assim como das Instruções para o Manual de Utilização e Manutenção do Edifício que o acompanham, uma vez que, com demasiada frequência, a patologia produz-se não por uma deficiência de projecto ou de construção, mas sim por uma manutenção inadequada e inclusive inexistente.

Para a realização da revisão independente, ASEMAS realizou um estudo sobre as causas mais frequentes de patologias na construção, baseando-se nos seus arquivos de reclamações, identificando desta forma as unidades de obra nas quais era mais importante incidir. Uma vez identificadas estas, encarregou a ECC, Entidade para a Qualidade da Construção, a realização de um estudo pormenorizado de como reduzir a sinistralidade para cada uma delas.

Sem dúvida, graças à apreciável colaboração da ASEMAS, o Gerador de Preços da CYPE Ingenieros melhorou notavelmente, permitindo a realização de projectos com maior qualidade e, por isso, mais seguros. Em qualquer caso, gostaríamos de salientar que, embora ASEMAS se tenha centrado em que os sistemas construtivos incluídos no Gerador de Preços sejam seguros, não são os únicos sistemas que permitem construir com segurança. Existem muitos outros sistemas sancionados pela prática que o Gerador de Preços não contempla e que são tão seguros como os incluídos nele. Confiamos em que a continuidade da colaboração com ASEMAS nos permita incluí-los em sucessivas versões.

 

Tenha em conta que, dada a complexidade da aplicação informática Gerador de Preços, e as infinitas combinações de preços que da mesma se podem obter, o conteúdo da Revisão Independente realizada pelos diferentes organismos e instituições foi necessariamente parcial. Esta revisão foi realizada sobre determinadas versões do programa e sujeita à interpretação, por parte da CYPE Ingenieros, da documentação entregue, tendo sido implementada na sua totalidade pela CYPE Ingenieros. Portanto, em nenhuma situação estes organismos podem garantir a correcta interpretação nem implementação das suas indicações, sendo toda a responsabilidade sobre o programa final exclusivamente da CYPE Ingenieros. Sem dúvida, a realização de cada Revisão Independente aumentou consideravelmente a qualidade do artigo revisto, mas não pode garantir a sua perfeita adequação a cada obra em concreto.


Como utilizador, deve ter em conta que está a utilizar uma ferramenta informática cujo fabricante, dado o actual estado de conhecimentos informáticos, não pode garantir que esteja livre de erros. A responsabilidade civil derivada da utilização desta ferramenta é exclusivamente do utilizador, devendo verificar se os resultados obtidos para uma aplicação concreta são válidos. Recomendamos, que em caso de dúvida, consulte a cláusula de "Responsabilidades" do Contrato de Licença que afirmou ter lido, compreendido e aceite ao instalar esta aplicação.