|
EXV |
|
ESTRUTURAS |
MISTAS |
VIGAS |
UTILIZAÇÃO
PRECAUÇÕES
-
- No caso de fugas no saneamento ou abastecimento de água, ou infiltrações na cobertura ou fachada, serão reparadas rapidamente para que a humidade não ocasione ou acelere processos de corrosão da estrutura.
PRESCRIÇÕES
-
- Quando se preveja uma modificação que possa alterar as sobrecargas previstas para as vigas (por exemplo alteração no tipo de utilização, aberturas em lajes ou construção de estruturas internas), será necessário a decisão de um técnico competente.
-
- O proprietário deverá conservar em seu poder a documentação técnica relativa aos elementos realizados, na qual figurarão as sobrecargas para as quais foram previstas.
-
- Será indicada de maneira visível, especialmente em locais comerciais, de armazenamento e de passagem, a limitação de sobrecargas a que fiquem sujeitos.
-
- Os elementos estruturais deteriorados ou em mau estado deverão ser reparados ou substituídos por um profissional qualificado.
-
- Nas inspecções periódicas de manutenção da estrutura deverá determinar-se se será necessário um estudo mais detalhado, estendendo-o aos elementos de protecção, especialmente aos de protecção contra incêndio.
PROIBIÇÕES
-
- Não se ultrapassarão as sobrecargas nem as restantes acções.
MANUTENÇÃO
PELO UTILIZADOR
-
- De 5 em 5 anos:
-
- Inspecção visual, observando se aparecem em alguma zona fissuras ou qualquer outro tipo de dano.
PELO PROFISSIONAL QUALIFICADO
-
- De 5 em 5 anos:
-
- Inspecção visual, observando o estado de conservação da protecção contra a corrosão e o fogo das vigas e se aparecem em alguma zona flechas excessivas ou qualquer outro tipo de dano.
-
- Repintura para limpar as manchas.
-
- Protecção da estrutura metálica com antioxidantes e esmaltes ou similares.